Portfólio da Unidade I
Nesta Unidade tivemos vários reflexões com auxílio de vídeos, textos e orientação da Professora Gercineide Maia.
Na atividade 1.1. discutimos sobre os desafios da escola na sociedade atual. Um dos grandes desafios é promover o aprendizado dos professores quanto ao uso das tecnologias. O mercado de trabalho pede profissionais habilitados, o mundo pede isso. A cidadania do homem que vive em uma sociedade desenvolvida é exercida a partir do contato com esses meios que possibilitam uma comunicação entre aluno e professor, professor e aluno e, consequentemente, a comunidade. Veja o vídeo em que o professor e pesquisador Libâneo fala a respeito da função da escola:
Como proposta de atividade 1.3. assistimos ao vídeo - Tecnologia e Tecnologia, do professor Ladislaw Dowbou. Este educador defende que a escola deve ensinar o aluno a organizar melhor o seu tempo, mas para isso esta instituição também deve se planejar, inclusive acompanhar os tempos de mudanças. Assista esta entrevista clicando aqui.
A realização do levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas, atividade 1.4, gerou uma boa discussão. Muitas escolas no Brasil, possuem computador, laboratório de informática, porém esses recursos não são utilizados, uma vez que há necessidade de uma planejamento da própria escola que deve promover a inclusão digital de seus alunos.
A atividade 1.5 trouxe novo aprendizado sobre mapas conceituais que "são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno". Para saber mais clique aqui.
A atividade1.6 consistiu em realizar uma pesquisa orientada- sobre metodologia webquest - sobre experiências desenvolvidas com projeto. A webquest é uma metodologia enganjada em uma investigação de pesquisa normalmente realizada na internet, onde alunos e professores usam essa ferramenta no processo educacional. Detalhes: tarefas são atribuídas objetivando a desenvolver o pensamento critico, a manter a interação de seus participantes. Leia mais sobre esse assunto.
HIPERTEXTO - UNIDADE III
Aprendizagem por hipertexto traz grandes contribuições para o desenvolvimento do aluno. Assista a entrevista com a professora Pós Dra. Beatriz Helena Dal Molin.
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM RECURSO TECNOLÓGICO - UNIDADE III
PLANO DE AULA/SEQUÊNCIA DIDÁTICA -
ANDRÉIA ALMEIDA GOMES
DAMIANA MORAES DA MOTA
HYRLA DOS SANTOS MARIANO
JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE
SUELLEM LIMA COSSON DE MATOS
A atividade1.6 consistiu em realizar uma pesquisa orientada- sobre metodologia webquest - sobre experiências desenvolvidas com projeto. A webquest é uma metodologia enganjada em uma investigação de pesquisa normalmente realizada na internet, onde alunos e professores usam essa ferramenta no processo educacional. Detalhes: tarefas são atribuídas objetivando a desenvolver o pensamento critico, a manter a interação de seus participantes. Leia mais sobre esse assunto.
HIPERTEXTO - UNIDADE III
Aprendizagem por hipertexto traz grandes contribuições para o desenvolvimento do aluno. Assista a entrevista com a professora Pós Dra. Beatriz Helena Dal Molin.
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM RECURSO TECNOLÓGICO - UNIDADE III
PLANO DE AULA/SEQUÊNCIA DIDÁTICA -
ANDRÉIA ALMEIDA GOMES
DAMIANA MORAES DA MOTA
HYRLA DOS SANTOS MARIANO
JOSÉ RODRIGUES DE ANDRADE
SUELLEM LIMA COSSON DE MATOS
ELABORADORES/CURSISTAS:
CONTEÚDOS/CONCEITOS:
Leitura, Interpretação e Produção Textual;
Gênero: Música.
TEMPO ESTIPULADO: quatro aulas.
OBJETIVOS:
- Trabalhar a letra da música “PAIS E FILHOS”, da Banda Legião Urbana, fazendo uma interpretação e reflexão com a realidade de cada aluno, objetivando aos estudantes refletirem, ao passo em que forem realizando a interpretação da música relacionando-a com a realidade em que vive.
- Refletir sobre conceitos e valores familiares.
- Rever a questão da violência na sociedade.
MATERIAL UTILIZADO/RECURSO:
- Computador;
- Data show;
- Letra da música (em tinta e em Braille)
PRIMEIRA AULA
PROBLEMATIZAÇÃO: Iniciar mostrando aos alunos as imagens em que aparecem Renato Russo e perguntar se eles conhecem a banda. Depois entregar a letra da música para a turma ou levar em papel madeira para que possam acompanhar a leitura. Em seguida convidá-los para assistir ao vídeo Legião Urbana – Pais e Filhos que está disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=0N_Tb_otHDg
Obs.: Professor, caso haja na turma alunos com deficiência visual, orientamos que a letra da música trabalhada seja entregue em Braille ao aluno e o vídeo deve ser devidamente descrito, para que haja melhor compreensão do mesmo.
Clique aqui para acessar a letra da música Pais e filhos - Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá
Após o vídeo, o professor fará uma Roda de Conversa com os alunos para explorar o gênero Música, a partir de alguns questionamentos.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS:
Alguém já tinha ouvido essa música? R= pessoal
Quem é o compositor? R= Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá
Que gênero textual é esse? R= música.
Que tipo de texto é esse? R= Narrativa.
Sabem o nome da Banda que cantava essa música? R= Legião Urbana
Conhecem outras composições da Banda? R= Pessoal
Quem é o vocalista da banda? R= Renato Russo
O que vocês sabem sobre o Renato Russo? R= Professor, nesse momento pode-se comentar sobre a biografia de Renato Russo, lembrando que a imagem do cantor deve ser descrita ao aluno com deficiência visual (Em Anexo: biografia e imagem). Caso a escola disponibilize sala de informática, os alunos podem pesquisar na internet sobre a banda Legião Urbana, bem como conhecer outras músicas. Caso o professor tenha aluno com deficiência visual, o computador deve conter programa de voz, para que ele possa acessar internet.Do que fala essa música? R = da relação entre pais e filhos, das incertezas que os jovens têm, dúvidas, conflitos internos.Vocês se identificam com a letra da música? R= pessoal
Quem aqui culpa os pais por tudo? R= pessoal
Quem às vezes aqui precisa de colo? R= pessoal
Quem já se sentiu a gota d´água, um grão de areia? R= pessoal
SEGUNDA AULA
Nesta aula, os alunos resolverão um questionário acerca da música diretamente no computador. Caso a escola não disponha de computadores, o professor poderá entregar o questionário impresso em tinta e para o aluno com deficiência visual este deve disponibilizá-lo em Braille.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS:
No trecho que diz: “Eu moro com a minha mãe/Mas meu pai vem me visitar/Eu moro na rua/Não tenho ninguém/Eu moro em qualquer lugar...”
- Explique com suas palavras o que você entende por esse trecho.
- Será que esse trecho da letra da música refere-se apenas a um adolescente ou a vários? Justifique.
- Sabemos que muitos adolescentes e crianças, com e sem família, acabam tendo que morar na rua sem as mínimas condições de vida. Que motivos você acha que levaram essas pessoas a viverem nessas condições? Justifique.
- A letra da música da Banda legião Urbana faz muito sucesso até nos dias de hoje devido sua verossimilhança com a realidade de muitos adolescentes e em alguns de seus trechos há a exposição de dúvidas que são comuns a maioria dos adolescentes. Retire do texto/letra da música esses trechos.
- No trecho da letra da Música que diz: “É preciso amar as pessoas/Como se não houvesse amanhã/Por que se você parar/Prá pensar/Na verdade não há...”
- O que você entende por esse trecho? R= pessoal.
- por coisas sem importância, e que algumas dessas vezes, as consequencia não são tão agradáveis. Será que é realmente possível fazer o que o trecho acima sugere: amar as pessoas como se não houvesse amanhã? Justifique sua resposta.
- A violência, infelizmente, tem feito parte de nossa vida, seja na rua, em nossos lares e até na escola. Que relação há entre a violência e o trecho da letra da música. Justifique.
- Se praticarmos o que a o trecho da música diz estaremos cultivando a violência em nossa vida familiar ou escolar? Justifique.
- Aponte algumas formas que você acredita que pode evitar a violência na escola? Justifique.
- Se você descobrisse que hoje seria seu último dia de vida, o que você iria escolher fazer? Justifique.
- Após as atividades, o que você compreendeu como mensagem principal desta letra de música e o que o compositor tenta deixar para todos nós. R= Pessoal.Sabemos que vivemos num mundo de intolerâncias, violência e que muitas vezes perdemos a cabeça por coisas sem importância, e que algumas dessas vezes, as conseqüências não são tão agradáveis. Será que é realmente possível fazer o que o trecho acima sugere: amar as pessoas como se não houvesse amanhã? Justifique sua resposta.
- A violência, infelizmente, tem feito parte de nossa vida, seja na rua, em nossos lares e até na escola. Que relação há entre a violência e o trecho da letra da música. Justifique.
- Se praticarmos o que a o trecho da música diz estaremos cultivando a violência em nossa vida familiar ou escolar? Justifique.
- Aponte algumas formas que você acredita que pode evitar a violência na escola? Justifique.
- Se você descobrisse que hoje seria seu último dia de vida, o que você iria escolher fazer? Justifique.Após as atividades o que você compreendeu como mensagem principal desta letra de música e o que o compositor tenta deixar para todos nós. R= Pessoal.
TERCEIRA AULA
Nesta aula, o professor deve conversar com os alunos sobre o que eles responderam no questionário, refletindo acerca dos valores familiares e sociais, bem como a repercussão da violência. Nesse momento é importante instigar a participação de todos os alunos.
QUARTA AULA
Nesta aula, o professor deve sugerir que os alunos produzam um texto, baseando-se na música trabalhada. Depois os textos podem ser socializados na turma.
Sugestão: Produção textual
Escreva um texto no word e/ou editor de texto broffice contando como é a sua relação com sua família. Conte suas dúvidas, seus medos, suas angustias, suas mágoas. Narre o que mais lhe incomoda na sua relação familiar, o que lhe deixa muito triste e lhe faz sentir uma gota d´agua, um grão de areia. Aponte também suas falhas, faça suas reflexões e conte o que você acredita que poderia fazer para melhorar essa relação. Será que você esta compreendendo sua família? Desabafe!
AVALIAÇÃO:
- A avaliação será processual, através da participação dos alunos nas atividades propostas, bem como na resolução do questionário e produção textual diretamente no computador conectado a internet. As produções dos estudantes podem ser postadas no blog da turma.
O professor pode sugerir que os alunos façam pesquisa na internet sobre a biografia de Renato Russo, inclusive pedir para que os estudantes criem uma webquest para listar atividades e pesquisas.
Veja uma das biografias desse cantor tão amado pelos seus fãs no seguinte link: http://www.e-biografias.net/renato_russo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário